sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Sushi preguiçoso (enformado) !!




Amo comida japonesa ...bem confeccionada ! Habituada desde criança a comer em bons restaurantes japoneses, acabei por ficar com o paladar exigente ...os califórnias, rolos, e makis e sashimis caseiros..apesar de já ter me aventurado em alguns workshops ,e tentado algumas vezes em casa...não me convencem.
Masss...... para desenrascar, e muito bem, a idéia do sushi enformado é muito boa...e com a ajuda da maquineta, com ingredientes fresquinhos e bem escolhidos..e talvez por não ficar manipulando a faca e o peixe demasiado tempo por falta de prática...aí sim ficamos  muito bem!!!



INGREDIENTES*

Arroz  ( retirada do Livro dos Chefs):

400g de arroz japonês (lavar bem em água fria previamente, até que a água saia transparente- fundamental!)


Vinagre tipo mirin ( se preferir pode comprar pronto, mas na bimba é tão fácil fazer)

100g de vinagre de arroz
35g de açúcar
15g sal.


Recheio ( todos os ingredientes são opcionais, e possibilitam inúmeras combinações)

300g de fruta madura aos cubinhos : manga, ou morango,  ou kiwi ou abacate ( são as mais comuns e as que mais combinam com esse tipo de comida )

250g ( previamente desfeitas por 4 seg, vel 4): delicia do mar, ou camarão cozido, ou salmão ou atum fresco ( nesse caso triturar 5 seg, vel 5)

200g de maionese e/ ou philadelphia


1c. chá de wasabe ( em pó ou em pasta...eu uso em pó, pois tempero diretamente o philadelphia ou a maionese antes de usá-los na receita)**

sésamo preto, verde ou normal a gosto

cebolinhos picados

1 pepino sem casca cortado em tirinhas bem fininhas

gengibre em conserva

molho de soja



 PREPARO:

 Para o vinagre tipo mirin: todos os ingredientes por 4 min, 80 graus, vel 2. Reserve.

Cozinhar o arroz no cesto por 20 min, 100 graus,vel 4 . Retire imediatamente e deixe esfriar bem espalhado em um tabuleiro grande, (de preferência em madeira) em local fresco e ventilado . Quando estiver quase frio,verta sobre ele 10 c. sopa do vinagre preparado. (Pode guardar o restante em um frasco esterilizado no frigorífico, para utilizar em outra altura)

Em forma de aro amovível, espalhe 1/2 do arroz e calque bem.  Espalhe sobre ele uma camada de philadelphia ou maionese, e recheie com as frutas ,pepino e as delícias do mar,(ou peixe, ou camarão..). Barre com o restante philadelphia, polvilhe por cima os cebolinhos e o sésamo. Leve ao frio por 1 h antes de servir.


Temperar com molho de soja ao servir.

* ingredientes encontram-se em lojas específicas de produtos orientais, mas penso que também já vi no Jumbo.
**( opcional, e muito bom adicione 1 c. chá de wasabe em pó e cebolinhos em 200g de philadelphia por 10 seg,vel 4 e reserve).