sábado, 22 de novembro de 2014

Pão macio e fofinho em 35 minutos :)





Essa semana estou na onda dos pães. A primeira vez que tentei fazer o pão milagre foi um fiasco, mas hoje vi ali, tanta gente a comentar uma receita com bom aspecto...que não resisti como de costume, e resolvi testar também.
ADOREI! Ficou muito além das minhas expectativas, fiz para o almoço e ele segue fofo e macio para o jantar..e também no dia a seguir (guardei envolvido em um pano) :)
Muito rápido ,vou repetir certamente. Fiz algumas pequenas alterações à receita publicada pela Sônia / Victor Freitas/ Valério , peço desculpas pois desconheço o autor...caso apareça, terei gosto em identificá-lo :)



INGREDIENTES


530g de farinha 55
300g de água
1 c. chá de sal
1c. chá de açúcar
1c. sopa de óleo(receita original não levava)
25g de fermento fresco ( usei 7g de fermento seco )

Natas  ou leite q. b para pincelar e sementes (opcional : girassol, sésamo, chia, grãos de centeio...usei todas as que tinha!)


PREPARO
Ligar o forno a 180 graus tão logo comece a preparar o pão.
No copo,fermento +água 2min, 37 graus, vel 2.
Adicione demais ingredientes por 2min,vel espiga(inclusive parte das sementes)
Verter em pyrex (forma refratária em vidro) untada com azeite e polvilhado com mais algumas sementes , pincelar com natas  e polvilhar com as restantes sementes . Tão logo esteja pronto, fazer um talho com a ponta da faca na superfície ,tampar e levar ao forno ( não esperar que pré- aqueça totalmente), e deixar por 35 minutos tampado , e mais 5 minutos destampado a 220 graus para dourar.
Não usei o recipiente com água dentro do forno ( esqueci e achei que resultou na mesma)


Nesse último substitui  os 530g de farinha 55 por:  400g de farinha 55, 100g de farinha integral,10g de linhaça e 20g de farinha de alfarroba e não usei óleo.