sábado, 6 de setembro de 2014

Pão de bicarbonato ( sem fermento!)

Adorei essa receitinha de um maravilhoso livro de pães. Serve para queles dias onde precisamos de um pãozinho rápido.... e nos falta tempo e fermento ...

Esse pão é muito simples, não requer fermento nem  crescimento prévio. Pode ser feito com farinha branca ou integral,de acordo com sua preferência.O truque é fazer a massa rapidamente e manipulá-la o mínimo possivel, e assar sem demora.

Ingredientes

250g de farinha
1c.chá de sal (6g)
1/2 .chá de bicarbonato (4g)
260g de leite integral ( ou 180g de leite+80g iogurte natural)
1 forma de bolo inglês ou tarteira untada com azeite

Pré - aquecer o forno a 210º .
No copo farinha, bicarbonato e  sal por 5seg v5. Acrescente o leite( e o iogurte se for usar), e misture na vel espiga por alguns segundos (uns 20 talvez, apenas para dar liga..quanto menos manipular a massa,melhor).

Polvilhe a forma com MUITA farinha, e verta ali a massa ( muito mole e pegajosa).Polvilhe mais farinha  sobre a massa  e faça um talho na superfície com uma faca afiada.

Asse por 20 a 30 minutos, até ficar bem assado. Para checar se está pronto, virea forma e bata no fundo...deve soar oco.Se não estiver pronto,volte ao forno por mais uns minutos.

Recomenda-se consumir ainda quente, com manteiga, geléia, ou acompanhando refeições. Sua consistência é rústica como as broas.



fonte: adaptado do livro Pães de Emmanuel Hadjiandreou