sábado, 24 de maio de 2014

Focaccia di Nino- base pizza Hut



Ingredientes
1 batata crua
450 gr. de água
600 gr. farinha 
1 saqueta fermento em pó (11g)
1 colher de sopa de sal
1 colher de chá de açúcar
Tomates cereja
Óleo
Orégano

Preparação
Coloque os pedaços de batata no copo por 6 seg vel 7..
Adicione a farinha, fermento, açúcar e água.
Amasse por 2 min. vel. Espiga e, depois acrescente o sal , ligue durante 2 min. vel. 6.
Cubra o tabuleiro do forno com papel vegetal, unte com azeite e espalhe a massa( não assuste,ela fica bem mole e pegajisa. Ajude com uma esátula untada com óleo. Pincele azeite sobre toda ela, com orégaos ou alecrim (a gosto)..

 Deixe levedar . (Cerca de 30 minutos, na verdade deixo por 1h quando posso). Calque a massa com os dedos para tirar o ar ,e deixe levedar mais 20 a 30 minutos(enquanto pre-aquece o forno, até que ela fique inchada de novo).
Dica: como a massa tem consistência bem mole, coloque  uma colher de chá   da massa em um copo com água ao lado do tabuleiro  onde irá deixar levedar. Quando a massa dentro do copo boiar, é porque já levedou.

 Se quiser usar como base de pizza, complemente à seu gosto( tomates,chouriço,queijo,fiambre.etc...) . Não exagerar na quantidade de molho para não molhar a massa, ou pré-assar. 15 minutos antes de colocar recheio se esse for mais molhado, e depois terminar de assar por mais 10 a 15 minutos.
Asse imediatamente, durante uns 20 minutos a 200 graus, até as bordas alourarem.

obs: A massa fica pegajosa e acabo por colocar um pouco mais de farinha no copo para melhorar a consistência, é importante  untar bem com azeite o tabuleiro, as mãos e sobre a massa também.

Essa receita vem  de diversos grupos bimby da Italia, foi uma febre tendo sido eleita a melhor e mais prática de sempre. Merecida, é deliciosa... E como base de pizza tipo Hut, fica imbatível.