quarta-feira, 12 de março de 2014

Bolo Lama (Mississipi Mud Pie)











Tarte ou bolo lama do Mississipi ( Mississipi Mud Pie)

Foi hoje que não resisti.. estava indecisa entre 3 ou 4 receitas desse clássico americano ...tirei o que vi de melhor nelas, e saiu essa bomba: calórica ,cremosa, doce, rica ...pros amantes de chocolate como eu, se deliciarem sem culpa...muito boa , merecedora de um Oscar:)

BASE DA TARTE:

- 230g de farinha 55

-20g de cacau em pó

- 120g de manteiga

- 2 colheres de sopa açúcar em pó

- 2 colheres de sopa água fresca

Primeiro, junte a farinha, o cacau e a manteiga, por 15s,vel6.. Insira o açúcar e a água por mais 15 seg , vel5.Envolva em pelicula e deixe  no frigorifico por 15 minutos. Depois, distribua a massa em uma forma de fundo removível com base de 23cm. Cubra-a com papel manteiga ou papel alumínio e preencha com feijões (pra fazer peso e não formar bolhas) Leve ao forno pré-aquecido em 180ºC por cerca de 15 minutos. Retire os feijões volte com a massa por mais 10 minutos no forno. Retire e reserve.



RECHEIO:

- 150g de manteiga

- 300g de açúcar amarelo

- 4 ovos ( já misturadas claras e gemas levemente com um garfo)

- 20g de cacau em pó

-20g de chocolate em pó (Pantagruel)

- 110g de chocolate em pedaços

-2 colheres de sopa de leite

- 200ml de natas

- 1 c.  chá de essencia de baunilha

DECORAÇAO

80g de marshmallows de compra
nozes picadas a gosto(opcional)
ganache (50g chocolate ao leite e  50g de natas)



Bata a manteiga e o açúcar por 1 min vel 3,então acrescente pelo bocal os ovos ,a essencia, o cacau e o chocolate  em pó e as natas na vel 4.. Derreta o chocolate no microondas junto com o leite (por cerca de 1 min) insira-o junto ao  na vel 4 até obter uma mistura homogénea . Verta esse creme sobre a massa pré-assada e leve ao forno em 160ºC por cerca de 45 minutos. Quando retirá-la do forno, o recheio deverá estar alto , rachado e húmido.

DECORAÇÃO

Assim que tirar a tarte do forno, espalhe uns 80g de marshmallow picado em pedaços pequenos sobre a tarte já cozida,e leve mais uns 5 minutos ao forno para que dourem.

Misture o chocolate ao leite a 50g de natas e leve ao microondas por 1 minuto, homogeinize e espalhe sobre a tarte!


Obs: algumas receitas usam chantilly e ganache em lugar dos marshmallows…fica a seu gosto!Eu  gostei do resultado com marshmallow mas achei dificil de servir, ele fica todo colado na faca e solta da superficie...numa próxima tento o chantilly , ou um ganache mesclado branco e preto :))


fonte: adaptado de  http://woncakes.blogspot.pt/2011/04/mississippi-mud-pie.html e a cobertura do flagrante delicia