domingo, 26 de agosto de 2012

Pavlova



Essa foi das primeiras sobremesas que arrisquei, depois de passar a madrugada assistindo àqueles concursos de culinária na TV (era o Masterchef Austrália). Fiquei feliz com o resultado, foi uma das primeiras a ficar com aquele visual sobremesa à sério!






Pavlova

Ingredientes

- 220 g açúcar
- 4 claras de ovo à temperatura ambiente
- 1 pitada sal
- 1/2 c. chá cremor de tártaro
- 1 c. chá açúcar baunilhado
- 1 c. sopa amido de milho
- 1 c. chá vinagre branco (uso de arroz ou maçã)


-2 caixinhas natas 35MG para fazer chantilly

-1 caixinha de morangos frescos laminados e secos em papel toalha (ou maracujá,pêssego em calda, frutos vermelhos, o que gostar…)
-2 ou 3 colheres de doce de morango diluído ou calda de morango **





Preparo
Pré-aqueça o forno a 120°C

Coloque no copo o açúcar e pulverize 3 seg/vel 9. Reserve .


Coloque a "borboleta". Coloque no copo as claras, o sal, o cremor de tartaro e bata 6 min/vel 3/37º. sem o copo de medida. Programe a vel 3 e adicione através do bocal o açúcar pulverizado, o açúcar baunilhado com uma c. de sopa de cada vez até acabar.

Bata 1 min/vel 3 e junte através do bocal o amido de milho e o vinagre, Retire a borboleta. Com uma c. de sopa coloque num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal a mistura de merengue em montes às colheradas, lado a lado em forma de circulo. Leve ao forno pré-aquecido a 120°C durante 1 hora e 15 minutos. Deixe arrefecer sem abrir o forno.


Coloque as natas refrigeradas no copo com 2 colheres de sopa de açucar e bata 1 ou 2min vel 3 1/2até montar ( é rápido, atenção para não amanteigar).uso as do aldi.


Depois de frio,retire o merengue do forno, cubra com o chantilly,coloque os morangos frescos laminados por cima, , depois a calda de morango ( ou maracujá, ou a que gostar) já arrefecido, Sirva de imediato.






DICAS

Só abrir o forno depois de frio ( não pode abrir antes!!).Desligar e deixar o merengue arrefecer lá dentro.

Natas do Aldi ficam muito bem muito rápido!

**Costumo fazer a calda o meu com alguns moranguinhos, uns 60g, 1 colher de açucar gelificante,10min, vel4,varoma ou como é pouca quantidade as x é mais fácil colocar tudo por 5 min no microondas).


















( Receita retirada do Masterchef Australia e do forumbimby,com algumas adaptações)