Guinness cake










Maravilhoso.!..eu não gosto de cerveja de qualquer espécie...mas há muito ouvia falar desse bolo e hoje resolvi arriscar....Já tinha ouvido e lido só boas críticas a respeito, principalmente na Espanha onde é super popular nas festas de aniversário. Merece a boa fama que tem,é um bolo cremoso, aerado, intenso e molhado de chocolate...numa combinação muito feliz com a cobertura de creamcheese.



310 gr de Guinness
250 gr de manteiga (uso 100g)
80g de cacau em pó
350g de açúcar
150g de nata (uso 300g)
2 ovos
1 colher de chá de açúcar baunilhado ( ou essência)
250 g de farinha
2 colheres de chá de fermento
1 colher de chá cheia de bicarbonato de sódio

Para a cobertura:


300g de queijo philadelfia
150g de açúcar em pó
200 g de natas muito frias e com 35% de gordura



Pré-aqueça o forno a 180 graus.

Coloque o açúcar destinado à cobertura no copo durante 15 seg,  vel9 e reserve.
Para a base coloque no copo o cacau, a farinha,fermento,  açúcar e bicarbonato de sódio, e misture 10 segundos na velocidade 6.Reserve em um recipiente, limpe bem o copo.

Coloque a cerveja e a manteiga no copo e programe 5 min, 70 graus e vel 1. Reserve em  outro recipiente.


Coloque a borboleta e adicione as natas, ovos e o açúcar baunilhado, e programe 1 min, vel 4, acrescentando nos últimos 10 seg, a mistura reservada da cerveja e manteiga.Retire a borboleta, junte  a farinha de misture tudo, por 5 seg, vel 4, .Deite o preparado numa forma previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. Coloque no forno durante 30 a 45 minutos (teste do palito). Desenforme somente quando o bolo tiver arrefecido.


Para a cobertura: Coloque a borboleta e bata as natas durante até tomarem consistência. Deite o açúcar em pó e o queijo e programe mais 10 seg vel 4. Se necessário envolver melhor fora do copo, com movimentos suaves. Cubra o bolo com este creme e leva-se ao frigorifico pelo menos um hora.Serve-se frio









Fonte : adaptaçao da receita da Nigella Lawson

Opcional: recheio com cerejas frescas( fiz para um bolo de aniversário e resultou muito bem! Juntei cerejas frescas ao recheio).

Pode ser feito com  outra cerveja preta que fica muitooo semelhante.

Novo Alojamento: http://bimbyworld.com/guinness-cake.bimby