quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Lasanha light !

Bom, prometi que 2015 iria ser um ano mais saudável...decidi abrir um tópico light food para algumas receitinhas bem intencionadas.
Essa lasanha é uma versão bem mais leve do que a costumamos fazer em casa. Quase não leva massa, poucas gorduras, e rica em legumes : cenoura, tomate,cebola, courgete ( que pode ser substituída por beringela para variar..e se não quiser que as crianças dêem por elas, cortem as lâminas bem fininhas e descasquem )...e  ! Espero que gostem...nós aqui adoramos :)


MOLHO DE TOMATE COM CENOURA ( meu molho de escolha para tudo...pizzas,massas etc)
15g de azeite
2 cebolas
4 dentes alho
1l de polpa de tomate ( ou 1 kg de tomate maduro)
+- 700g de água
4 cenouras grandes
2 caldos de legumes
1 c. sopa de bicarbonato de sódio ( tem que usar,para tirar a acidez do molho e deixá-lo levemente adocicado)

cebola + cenoura+azeite+ alho no copo,triture 5seg,v 5, refogue 5 min ,temp. vareoma vel 2. Adicione  a polpa de tomate, os caldos, e complete com água até os 2 litros do copo. Ligue por 25 min, vel 2, varoma . Acrescente o bicarbonato (cuidado pois vai fazer borbulhas) e ligue por 5 seg vel 2. Corrija sal e pimenta.
BECHAMEL "LIGHT"
600g de leite magro
30 g de farinha
30g de margarina (usei becel light)
1 caldo de frango ( ou legumes)
  ( min, 90 graus, vel 4

4a 6 courgetes grandes  fatiadas em lâminas em comprimento ( se foi oferecer às crianças,descasque para que não vejam as courgetes)-pode fazer com beringelas, mesmo processo.
200g de peito de peru fatiado
200g de limiano light
algumas placas de lasanha ( pode usar ou não)
Intercale em camadas todos os ingredientes : molho de tomate, courgete, peru,bechamel,sucessivas vezes, sendo a camada superficial de bechamel e queijo.
Levar ao forno a 160 graus por 45 minutos.