sábado, 24 de maio de 2014

Focaccia di Nino- base pizza Hut



Ingredientes
1 batata crua
450 gr. de água
600 gr. farinha 
1 saqueta fermento em pó (11g)
1 colher de sopa de sal
1 colher de chá de açúcar
Tomates cereja
Óleo
Orégano

Preparação
Coloque os pedaços de batata no copo por 6 seg vel 7..
Adicione a farinha, fermento, açúcar e água.
Amasse por 2 min. vel. Espiga e, depois acrescente o sal , ligue durante 2 min. vel. 6.
Cubra o tabuleiro do forno com papel vegetal, unte com azeite e espalhe a massa( não assuste,ela fica bem mole e pegajisa. Ajude com uma esátula untada com óleo. Pincele azeite sobre toda ela, com orégaos ou alecrim (a gosto)..

 Deixe levedar . (Cerca de 30 minutos, na verdade deixo por 1h quando posso). Calque a massa com os dedos para tirar o ar ,e deixe levedar mais 20 a 30 minutos(enquanto pre-aquece o forno, até que ela fique inchada de novo).
Dica: como a massa tem consistência bem mole, coloque  uma colher de chá   da massa em um copo com água ao lado do tabuleiro  onde irá deixar levedar. Quando a massa dentro do copo boiar, é porque já levedou.

 Se quiser usar como base de pizza, complemente à seu gosto( tomates,chouriço,queijo,fiambre.etc...) . Não exagerar na quantidade de molho para não molhar a massa, ou pré-assar. 15 minutos antes de colocar recheio se esse for mais molhado, e depois terminar de assar por mais 10 a 15 minutos.
Asse imediatamente, durante uns 20 minutos a 200 graus, até as bordas alourarem.

obs: A massa fica pegajosa e acabo por colocar um pouco mais de farinha no copo para melhorar a consistência, é importante  untar bem com azeite o tabuleiro, as mãos e sobre a massa também.

Essa receita vem  de diversos grupos bimby da Italia, foi uma febre tendo sido eleita a melhor e mais prática de sempre. Merecida, é deliciosa... E como base de pizza tipo Hut, fica imbatível. 

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Tarte de limão e iogurte com massa filo


Tarte:
meio pacote de massa filo
4 ovos
150g de açúcar
250g de queijo quark
250g iogurtes naturais 
raspas  de um limão
1 copo medida de manteiga


Calda: no microondas: 50g de açúcar ,ferver  uns 3 minutos com o sumo de um limão (opcional: adicionar 3 colheres de sopa de água de flor de laranjeira )

Abrir  2 ou 3 folhas da massa sobre uma tarteira, deixando ultrapassar as bordas, pincelar com um pouco da manteiga.

Açúcar + raspas do limão por 15 seg v9, adicione demais ingredientes por 1 min v4. Verter sobre a massa, e picar a massa restante com as mão  e colocar sobre a mistura.
Levar ao forno pré aquecido uns 25 min  180 graus ou até dourar a massa e o recheio ganhar consistência.

Verter a calda sobre a tarte, e polvilhar com sementes de sésamo.

Adaptei  (muito!)de uma receita que vi uma vez  aqui no grupo, peço desculpas mas não consigo lembrar quem era o autor, mas terei gosto em atribuir-lhe o mérito da receita se  puder identificá-lo.

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Duo de morango e baunilha com cuajada

Duo de morango e baunilha com cuajada


Ingredientes:

800 g leite
200g natas
1 copo medida cheio de açúcar
1 ovo
1 saqueta pudim baunilha
2 saquetas cuajada
4 colheres de sopa de Nesquik morango
doce de morango q.b

 Todos os ingredientes ( exceto nesquik) no copo por 7m, 90 º, v4. Verter metade do preparado na forma , e uns "fios" ou pequenas colheradas de doce de morango sobre a massa . Adicione o nesquik à outra metade que ficou no copo, ligar mais 15 s,v4 e verter na forma sobre a primeira camada . Leve ao frio por 3h para solidificar, depois de desenformar decore com mais doce de morango.

Obs: podemos acrescentar morangos frescos laminados à base ou ao creme como fiz esse fim de semana( fotos abaixo), o sabor é ótimo mas na hora de servir agarram-se à faca e desmontam o doce.  


Deve resultar com boca doce de morango em lugar do nesquik, vou testar e logo venho contar.