quarta-feira, 30 de abril de 2014

A história do clube do bolinho

Bom...vamos ver como me saio com isso:a intenção é dividir com vocês momentos muito doces ! Há muito que gosto de cozinhar, mas sempre fui devota aos salgados...que não requerem tanta atençao e disciplina para serem preparados como as sobremesas.A paixão por comer doces nasceu comigo. A novidade aqui é o prazer em fazê-los, mais até do que o prazer de devorá-los... boloterapia!Eu chamo de hobby, apesar de aqui em casa chamarem de vício...um ou outro, dá tanto prazer, que pouco me importa como vão classificá-lo...
Tudo começou quando meu filho nasceu, e eu recebi as primeiras visitas com bolo pronto de saquinho. E não é que não tenha resultado, mas faltava ali alguma coisa...Resolvi então fazer uma cheesecake no fim de semana a seguir.Peguei uma receita excelente com a minha comadre, e assim agradaria meu marido,já que era a sobremesa preferida dele, e poderia servir algo mais simpático aos amigos que nos viriam visitar....A idéia era boa, mas na prática... aquilo desandou e ficou mais parecido com um suco de queijo na tigela ...eu queria escondê-lo,mas meu marido fez questão de levar pra sala ...e SERVIR...dá pra imaginar a minha cara...
Chamei em casa minha comadre e fiz questão de ver como ela fazia a tal cheesecake passo a passo... e assim foi indo, e quando a receita já estava ao meio, meu filhote disparou a chorar de fome e eu tive que socorrê-lo...no fim das contas, quem foi pra cozinha aprender a fazer a cheesecake,adivinhem? Meu marido!
Saiu por ai se autodesignando o melhor pasteleiro/confeiteiro do mundo...aquilo era uma afronta tão grande! Ria dos meus doces por ai, e saiu desafiando a tudo e todos a fazer uma sobremesa melhor que a dele... foi assim que um outro amigo nosso, que nunca tinha feito um bolo também na vida, aceitou o duelo e assim marcamos, aqui em casa, cada um com seus aparatos e ingredientes ,com direito a torcida e júri..a primeira de muitas etapas do clube do bolinho.
A partir dali, cada final de semana uma dupla de amigos se desafiava, e vinham aqui pra casa fazer em duas horas ,em frente a todos, uma sobremesa a escolha... no final ,os convidados votavam e elegiam o melhor bolo.
E eu nessas? Bom,desde a gafe da cheesecake, comecei a fazer um bolinho aqui,outro ali...e fui me rendendo aos encantos da batedeira. Bolo aqui,pudim ali,etc...até que um dia,me presenteei com o melhor brinquedo do planeta : uma Bimby!! Dali em diante, é do consultório pra cozinha, a cada intervalo que o baby me permite...
Quanto ao concurso do clube do Bolinho, continua em andamento, somos 13 finalistas ,e em setembro recomeçaremos com as "quartas de final".Enquanto isso,aí vão muitos testes, experiências, tentativas, acertos,erros...que acabam por preencher os capítulos desse blog!

Red velvet cake

Eu tinha que dar uma segunda chance a esse bolo, tão apreciado por muitas pessoas...e que não me tornei grande fã quando o fiz pela primeira vez....e valeu a pena, dessa vez achei o bolo em si muito melhor por ser mais húmido,saboroso e fofo...e posso dizer que foi aprovado ,vou repetir certamente.

Ingredientes:

280g farinha com fermento
290g de açucar (usei amarelo)
150g óleo
2 ovos
250 g de leitelho (  ou substitua por 250g leite + 1c. sopa de sumo de limão e deixe repousar por 10min)
1 c. chá de bicarbonato
1 c. chá de fermento
1c. chá de sal
1c. sopa de vinagre branco
3c. sopa de cacau em pó
2c. chá de essência de baunilha
3 c.sopa de corante  alimentar vermelho
meia chávena de café forte e quente( não deixe de usar esse ingrediente!)

Pré aquecer forno a 180 graus , untar e enfarinhar forma  redonda de 28 a 30cm .

Comece por preparar o leitelho: Leite+sumo limão e deixe repousar 10 minutos para talhar o leite.

No copo da Bimby a mistura dos secos por 5 s,v6: cacau +farinha+fermento+bicarbonato+sal e reserve.

(Não precisa lavar o copo para continuar) : Na bimby, açúcar com óleo por 30s, v4.
Em uma chávena, misture o vinagre ao café quente, junte ao preparado anterior por 15 s, v3.
Em um recipiente, misture e homogeinize com um garfo : o leitelho,os ovos, o corante e a essência . Adicione ao preparado anterior por 15s, v4.
Com a Bimby em funcionamento na vel 4,adicione a mistura dos secos pelo bocal por alguns segundos.
Verta a massa na forma untada e leve ao forno por 30 minutos ou até palito sair seco (atenção para não deixar tempo demais e  ressecar o bolo).


Cobertura: 400g de natas frias 35% MG + 120g de açucar, montar as natas na v4 com borboleta e reservar.
250g de mascarpone+220g de philadelphia por 1min,v 4. Misture delicadamente às natas e leve ao frio enquanto o bolo arrefece completamente para que possamos rechear e cobrir.


Novo Alojamento: http://bimbyworld.com/red-velvet-cake.bimby
Adaptado Bolo: 
Adaptação Cobertura: www.blogbimbyandme.blogspot.pt


terça-feira, 29 de abril de 2014

Bolo de cerveja








Apesar de não ser fã de cerveja, custa deitar fora aquelas meias garrafas que ninguém bebe...e quando tempero frango,sempre resta ali aquele pouquinho que fica sem uso...decidi tentar no bolo...adorei o resultado.

Adaptei uma receita, e achei delicioso.








INGREDIENTES:


300g açúcar


90g manteiga


60g natas culinárias


4 ovos


150g cerveja


350g farinha com fermento


1 c. chá fermento


Raspas de um limão (opcional, não usei mas na próxima irei provar)


Sementes de papoila ,chia, sésamo…se gostar, a que gostar,umas 2 c. sopa






Preparação:


Bater margarina + açúcar( e raspas se for utilizar) por 3 m, v4, 37 graus . Mantenha a velocidade 4,junte as natas e os ovos um a um, batendo sempre Adicionar a cerveja e bater durante mais 20 segundos Finalmente, junte a farinha previamente misturada com o fermento ( e as sementes se for utilizar), envolvendo bem por 15 seg vel 3. Leve a forno pré-aquecido numa forma untada e enfarinhada(usei pão ralado), durante uns 40 minutos ou até palito sair seco.









Fonte: adaptado do blog se7epecados

domingo, 27 de abril de 2014

Pudim malhado de café com baunilha

Ingredientes :

700g de leite
200g de natas( podem ser light)
1 saqueta pudim baunilha
1 ovo
1 c. chá essência de baunilha
9 colheres de sopa de açúcar
2 saquetas de cuajada
1 pitada de canela
1 c. sopa café solúvel bem cheia
Caramelo liquido q.b.

Preparo:
 Caramelizar a gosto uma forma( uso as de silicone) e reservar.
Todos os ingredientes no copo, exceto café, por 7m, 90º, v4. Verta metade do preparado na forma, junte o café à outra metade por mais 10s, v4 e verta sobre a outra. 
Leve ao frio para solidificar por 2h.




sexta-feira, 18 de abril de 2014

Torta Lindt dos pobres... Na Bimby :)

Mais uma receita que ficou muito famosa nos grupos bimby da Italia...a receita original é feita com meu chocolate preferido...sim belgas, vocês que me desculpem..mas nesses a Suiça leva a melhor : O Lindor,aquelas bolinhas vermelhas da Lindt....é o melhor chocolate do planeta!!!
Enfim, esse bolo Lindt, ou "torta Lindt" para os italianos, em sua receita original é feita com esse chocolate...não tive coragem numa primeira tentativa de usá-lo pra fazer e testar a receita, pelo preço e pelo tanto que gosto de comê-los do jeito que são...então resolvi testá-la com chocolate ao leite da Nestlè.
Digo já que perdi o medo ,e qualquer dia faço -a tal e qual a original, porque assim com outro chocolate já ficou tãooo deliciosa, que imagino que a outra seja fantástica!
Adaptei alguns ingredientes e quantidades, segue a minha versão,que não deixou a desejar :)

INGREDIENTES:

200g de chocolate ao leite
1 colher de sopa de cacau em pó
50g manteiga amolecida
3 ovos
150g açúcar
100g farinha
1 pitada de sal
Cobertura:

175g chocolate ao leite
200g de natas ácidas (a  receita original usava creme fraiche ou natas frescas)
40g manteiga


PREPARO:
Untar e enfarinhar forma para tartes (sim, aquelas baixinhas. A minha é de 28,mas com a de 23cm de diâmetro também deve ficar bem)
Chocolate+ açúcar por 10 s, v7.Adicione manteiga por 3 m,50graus, vel 4.Junte os ovos, pitada de sal e farinha por 1 min vel 5.
Em forno pré aquecido, a 160 graus, por 25 minutos(ou palito sair seco). Atenção para não ressecar massa.
Para a cobertura, ponha no copo as natas ácidas por 4 min, 70 graus, vel2. No último minuto  insira o chocolate aos pedaços pelo bocal e a manteiga, e deixe mais 30 seg vel 4 ou até obter creme brilhante,liso.
Desenforme o bolo, e espalhe o recheio sobre seu lado mais plano (geralmente o que estava na parte debaixo). decore a gosto e leve ao frio umas 2h pelo menos antes de servir :)

Versão traduzida e  adaptada de Annalisa Fiorito

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Bolo perna de pau





Bolo de Perna de Pau

Por: Graça Gonçalves

Ingredientes:

-2 iogurtes de morango
-4 ovos
-4 copos de açúcar*
-4 copos de farinha peneirada*
-100 gr de chocolate de culinária
-6 morangos
-manteiga q.b.
-1 c. sobremesa de fermento em pó
*medida do copo de iogurte

Preparação:
Coloca-se a borboleta e no copo os ovos e o açúcar e bate-se 4 min/ vel 3.
Adicionam-se os iogurtes e bate-se 15 seg/ vel 3.
De seguida junta-se a farinha e o fermento e envolve-se 15 seg/ vel 3.
Derrete-se o chocolate com a manteiga em banho-maria ou no micro ondas.
Ralam-se os morangos com a varinha mágica e juntam-se ao chocolate, que se vai juntar a metade do preparado anterior.
Com a forma já untada, coloca-se metade do preparado sem chocolate, e de seguida a do chocolate e envolve-se mal, ficando tipo bolo mármore.
Leva-se ao forno pré-aquecido a 180º durante 45 minutos. Espetar com um palito a ver se está cozido