domingo, 26 de agosto de 2012

Superbolo de chocolate!








Super bolo de chocolate!

A primeira vez que fiz esse bolo foi  pro aniversário de um amigo muito querido. Todos gostaram tanto, que repeti outras vezes, inclusive para o aniversário de um ano da minha pequena.Adaptei duas receitas em uma só...a famosa tarte de 3 chocolates (usei como recheio), e como base fiz um bolo de chocolate.Para a cobertura, usei bolachas tipo Oreo ( ou negresco) trituradase humedecidas com gotas de Baileys.


Ingredientes:


Ingredientes para recheio :


150 g de chocolate negro
150 g de chocolate de leite
150 g de chocolate branco
600g de natas
900 g de leite
75g açucar
3 saquetas de cuajada
200g de oreo

20 g de Baileys (opcional, ou outro licor a gosto)


Ingredientes para bolo base de chocolate ( pode usar o que gostar, esse é fácil, rápido e bom)

140g de Nesquik ( pode ser feito na bimby)
150g de farinha com fermento
50g de açúcar amarelo
2 ovos
1 c. chá de fermento
50g de óleo 
100 g de leite quente  



Preparo:


Para a base ( bolo de chocolate):

Asse   o bolo em forma  de fundo amovível (diâmetro de 28 cm para essas quantidades da receita). Importante termos pouca espessura de massa  para  bolo não deve ficar alto, sim como base de tarte  com no máximo 2 cm de altura depois de cozido).

Nesquik+ farinha+ açúcar+ fermento no copo por 15s , v6.
Na v2, acrescente rapidamente  os ovos, o óleo, e por fim o leite quente e aumente para v4 por 3 seg. só para homogeneizar . (Massa fica líquida) Verta em  forma untada e leve ao forno pré aquecido a 180 graus por 20 minutos( ou palito seco).

Deixe arrefecer a massa enquanto prepara o recheio. Não desenformar. Untar novamente as bordas antes de começarmos a verte o recheio dentro da forma.




 





Para o recheio

Põe-se o chocolate negro, 300 g de leite,200g. de natas ,75g de açúcar e um pacote de cuajada, 8 min, 90º, vel 4.
Verter  com calma sobre o bolo de chocolate.


Sem lavar o copo,colocar o chocolate de leite , 300g de leite, 200g de natas, 1 saqueta de cuajada, por 8 min 90º, vel 4.

Antes de verter sobre a primeira camada de recheio,f azem-se uns riscos com o garfo sobre essa primeira camada do recheio para que fiquem bem aderidas ao desenformar. Então verter com calma, e com a ajuda de uma concha, essa camada de chocolate de leite sobre a primeira. 

No copo lavado, agora colocamos o chocolate branco, 300g de leite, 200g de natas e 1 saqueta de cuajada por 8 min, 90 graus vel 4. 

Repetir  procedimento anterior antes de verter a camada branca, riscando com o garfo a superficie da camada de chocolate ao leite, e com  ajuda das costas de uma colher ao despejar para que não se misturem.


Põe-se o chocolate branco, 250 g de leite, 1 pc de natas e um pacote de cuajada, tudo 8 minutos, 90º, velocidade 4.


Triturar as bolachas  por 5 seg, vel 5 e com a ajuda de uma colher,espalhar sobre o bolo. Pingar umas gotinhas de Baileys (opcional). Levar ao frigorifico por umas horas.


Desenformar frio! 

















(adaptado da tarte de 3 chocolates , receita do forumbimby.com)